GALERIA DE SABORES

GALERIA DE SABORES

domingo, 18 de outubro de 2009

Nhocão recheado





Para os amantes de nhoque... 
a prova de que tudo que é bom pode ficar melhor ainda!


INGREDIENTES:

Massa:
4 batatas médias
1 ovo
Farinha de trigo quanto baste
Queijo branco tipo minas ou frescal
Paio ou calabresa

Molho:

bacon em cubinhos
1 cebola
1 tomate
1 pimentão verde
coentro ou cheiro verde a gosto
pimenta calabresa, orégano, manjericão  a gosto
sal
1 sache de molho de tomate
creme de leite

Queijo parmezão ralado.

MODO DE PREPARO:

Cozinhe as batatas, passe pelo espremedor e, depois de fria, acrescente 1 ovo e misture bem. Acrescente sal e vá colocando farinha de trigo aos poucos, até que comece massa comece a soltar das mãos e da tigela.
Coloque uma panela no fogo com bastante água, sal e um pouco de óleo (como para cozinhar macarrão).
Quando a água ferver, teste a massa do nhoque fazendo uma pequena bolinha e colocando na água. Aguarde alguns minutos. Se a bolinha subir até superfície da água, está no ponto, se não subir, acrescente mais farinha de trigo à massa e teste novamente.
Corte o queijo em  tiras com aproximadamente 8cm de comprimento (isso é somente uma base... o tamanho pode ficar a critério de quem faz...rsrsrsrsrsrsrs). O paio eu dividi ao meio no comprimento e depois fatiei em aproximadamente 6 tiras.
Agora, abra a massa sobre um plástico polvilhado com farinha de trigo como se fosse fazer um rocambole. Arrume as tirinhas de recheio lado a lado na largura da massa. Dê uma enrolada com a massa com ajuda do plástico. Prenda bem na borda e corte com uma faca. Divida então os nhocões de acordo com o tamanho dos recheios. Verifique se as laterais estão bem fechadas e mergulhe na água fervente. Quando subir à margem, retire e escorra.  Repita até acabar a massa.  (Ver dicas e sugestões)
Arrume os nhocões em um refratário e reserve-os.

Molho:
Doure o bacon e a cebola, acrescente os tomates, o pimentão, as folhas verdes, a pimenta e o sal. Depois de bem refogado, acrescente o  molho de tomate e deixe ferver. Retire do fogo e acrescente o creme de leite.

Jogue o molho sobre os nhocões que já estão no refratário e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos na prateleira do meio do forno para que esquente e derreta o queijo.  Polvilhe com queijo parmezão ralado e sirva em seguida.

Dicas e Sugestões:
- O recheio pode variar a gosto. Já pensei em usar bacon mas ainda não testei... também pode ser presunto, muzarella búfala, enfim, é dar asas à imaginação. 
- Se preferir, pode também fazer os rolinhos na mão, abrindo partes da massa e recheando. Mas acho que dá mais trabalho.
- Apesar de parecer muito trabalhoso, não é tanto... e fica muito muito muito bom... E também é prato  único, portanto, demora menos do que fazer prato principal, acompanhamentos, etc.. etc...


Receita Original:  A receita do nhoque é antiga demais, sempre fiz e confesso que não tenho condições de dizer de onde tirei. A idéia do nhocão veio da foto postada por uma amiga no Orkut, a Alva, que faz coisas maravilhosas em culinária.  Publicar postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadê a Receita?   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP